sexta-feira, 27 de março de 2009
quinta-feira, 26 de março de 2009
O início
Carretéis de fio de cobre e alumínio esmaltado eram a matéria-prima de adornos femininos, resplandescentes a luz natural do dia, reluzindo como ouro e aspirando como jóia.
Estes foram os primeiros bordados metálicos executados para brincos, colares, anéis, pulseiras, bolsas, tiaras, piercings, braceletes, cintos, tornozeleiras, coleiras e diferentes estilos de encomendas como: tops, saia, mandala, coroa e outros com materiais recicláveis.
Imagens de antigas peças piloto que foram só um impulso para decolar!
FOTOS: ROGÉRIO MESQUITA
sábado, 21 de março de 2009
UM POUCO DE HISTÓRIA
A história da arte investiga desde as primeiras manifestações pictóricas do homem primitivo em cavernas, suas simbologias, significados e a persistência em registrar e expressar o misticismo sobre a origem da vida. Partindo destes princípios de questionamento e dúvida, os artistas, ao longo de milhares de anos, inventaram e renovaram suas expectativas de adaptação social e meio de sobrevivência. Na Europa, no início do século XX (entre 1914-1917), o artista holandês Mondrian promoveu a publicação da Revista “De Stjil”, que especulava a interpretação harmônica do universo através do equilíbrio estético entre cores e formas geométricas. Essas idéias se fundiram com preceitos de fórmulas matemáticas e que, mais tarde, com a vinda do artista suíço (radicado na Alemanha) Max Bill, para a I Bienal Internacional de São Paulo (1951), foram divulgadas em uma palestra ministrada pelo mesmo. Artistas presentes como: Lygia Clark, Lygia Pape, Hélio Oiticica, Amílcar de Castro, Franz Weissmann, Theon Spamidis, Reynaldo Jardim e o escritor Ferreira Gullar se sensibilizaram e assinaram, em 1959, o Manifesto Neoconcreto, que tinha como princípios fundamentais, defender a obra de arte geométrica e racional como advinda também da intuição e condicionamento psicológico da própria natureza humana. Então a Arte Neoconcreta estaria compromissada num relacionamento físico com o espectador, promovendo o que Hélio Oiticica denominou interatividade, na promoção de suas ideologias dentro do projeto da Nova Objetividade, em 1967. Contudo, estaria a obra de arte interligada ao espectador no seu contato físico e interativo podendo assim, tornar-se (o espectador) parte da obra de arte em si.
Procuro realizar um trabalho interativo da jóia com o seu usuário, proporcionando através do seu movimento e articulações, a mudança perspectiva de seus ângulos, almejando alternativas de observação e questionamentos.
Tatiana Potrich
FOTOS: MUNIR SANTAELLA
Procuro realizar um trabalho interativo da jóia com o seu usuário, proporcionando através do seu movimento e articulações, a mudança perspectiva de seus ângulos, almejando alternativas de observação e questionamentos.
Tatiana Potrich
FOTOS: MUNIR SANTAELLA
www.itaucultural.org.br/enciclopedia
www.martepotrich.blogspot.com
Pesquisa www.google.com.br
Manifesto Neoconcreto
Nova Objetividade
Max Bill (Unidade Tripartida)
Mondrian (De Stjil)
Bienal Internacional de São Paulo
Contato: potrich.tatiana@gmail.com
*A garantia da jóia é condicional ao tratamento delicado que toda jóia exige. Responsabilizo-me por problemas como: a quebra de alguma articulação que não esteja apropriada devidamente ao peso da jóia e/ou por excesso de atrito, mas não por queda ou impacto semelhante que promova lesões à peça; pela qualidade do ouro 18k e da prata 950; problemas com cravações de pedras, mas, porém incluindo custo adicional àquelas pedras que forem perdidas pelo cliente.