domingo, 17 de março de 2024

Sabedoria Ancestral

"Nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho que muito homem" 
(Rita Lee)

Há sinais e ensinamentos muito mais próximos de nós do que possamos imaginar, aprendizados que nenhuma Faculdade ensina, conhecimentos e sabedoria que levamos por uma vida toda. 
Eu, como uma boa capoeirista (mas nem tanto praticante) decorei versos e cantigas de capoeira que levo como mantra diário, patuá de proteção, via de regra ética, que dizem assim: "Eu não vou na tua casa, pra você não vir na minha. Tua boca é muito grande, vai comer minhas galinha" ou "Tudo se faz na vida, pra ajudar um companheiro. Dá-se a mão ao camarada, ele quer seu braço inteiro". 
Há também aprendizados para discernirmos entre o que e quem queremos e não queremos ao nosso lado, como no caso da aspirante a universitária que me falou com convicção que "Mulher não pode beber. A bebida é um veneno pro corpo da mulher e intoxica seu espírito".
Não sei se eu concordo muito com isso, minha mãe, por exemplo, tem outro ponto de vista, ela diz que o problema não está na bebida, mas nas más companhias, essas, sim, causam bastante ressaca na gente. 
Minha vó paterna já optava por um meio-termo, dizia que a bebida pode ser um elixir para a saúde, desde que ingerida com moderação. No caso, uma mulher menstruada não deve beber nesse período, ela deve ter sossego, repouso e também evitar carnes pesadas.
Acho isso de uma sabedoria ancestral admirável! Vovó tinha uma maneira leve de levar a vida. Observava tudo com atenção sem dizer uma palavra, mas quando abria a boca, tudo a sua volta silenciava. 
Minha professora de yoga disse que a barreira mais perigosa que impede a evolução do espírito é falar mal das outras pessoas. Ninguém transcende a alma julgando o outro, afinal enxergamos no próximo os nossos próprios defeitos.
O autoconhecimento é um hábito diário e se policiar para não ser multado pela lei do retorno é um desafio cotidiano. Como cantava Chico: "Todo dia ela faz tudo sempre igual"... 
Viver a constância de um modo diferente, é que são elas.
O mapa astral é um dos caminhos para o autoconhecimento, nele podemos enxergar nossos limites, nossas facilidades e onde repetimos nossos erros. Nos quadrantes observáveis através do posicionamento dos astros, se estabelece traços  de nossa personalidade, de nossa casa afetiva, do nosso corpo. Se entendemos que cada planeta tem sua energia, seu elemento dominante, sua força no Cosmos, por que não teríamos também, dentro de nós, o nosso próprio universo particular energético?
Pseudo-ciência ou não, vovó acreditava em signos, acreditava nos astros, acreditava que não deveríamos tomar decisões muito importantes em períodos de pico de Lua Cheia, acreditava que a comida feita com amor curava as doenças do coração, acreditava que uma oração era tão poderosa quanto uma vacina. Vovó era uma sacerdotisa, uma feiticeira, uma maga, uma cigana, uma bruxa, como queiram denominá-la, porque, no meu testemunho, ela tinha poderes mágicos. Há de ressaltar, que sua mãe, minha bisavó, não foi nenhuma médica famosa, mas foi parteira de mão cheia, ajudou muitas alminhas a virem para esta dimensão. Foi através delas que intensifiquei o interesse pelas coisas místicas, pela escuta da intuição, pela sabedoria ancestral que transcende a genética e está além da exosfera.
Ensinamentos que carrego comigo para o meu autoconhecimento, como observar meu ciclo menstrual através das fases da Lua, respeitar minhas limitações e aceitar que minhas derrotas são sempre entre mim e mim mesmo. Entender que dentro do meu universo particular existe caos, existe ordem e existe paz.
Foi dentro desta atmosfera cósmica e ancestral que pensamos na mostra "Terra Plena", projeto contemplado pela Lei Goyazes. Esperamos vocês para uma mostra cheia de ancestralidade e magia, luz e paz no dia 22 de Março!

Detalhe da obra do artista Tarcísio Veloso, para mostra do Projeto "Terra Plena", contemplado pelo Programa Lei Goyazes
 Ficha Técnica  da mostra "Terra Plena" com abertura no dia 22 de Março a partir das 19h




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial