domingo, 12 de maio de 2024

Mãe Mártir Matriz

 (...)"Willian Jones foi o primeiro a identificar aquela, que, mais tarde, veio ser conhecida como a família de línguas indo-europeias. Em seus textos apontou similaridades surpreendentes entre o sânscrito, uma língua indiana antiga que se tornou a língua sagrada do ritual hindu e o grego, o celta, o persa antigo, o francês e o inglês. Assim, mãe em sânscrito é 'mata', em latim é 'mater' e em celta antigo é 'mathir'. Jones supôs que todas as línguas deveriam ter uma mesma origem, tendo se desenvolvido a partir de uma língua ancestral esquecida". 

SAPIENS - Uma breve história da humanidade por Yuval Noah Harari


Nesta mesma linha de raciocínio também podemos supor ter nascido (nós todos: os 8 bilhões de habitantes da Terra), de uma mesma matriz:

Uma mãe 

Maria, ou

 Luzia, ou

cis, ou

bi, ou

sapiens, ou

sapa, ou

solo, ou

simples assim, 

uma só mãe 

Madonna, em tradução do italiano para o português, significa "Nossa Senhora", ou "Virgem com menino". Chega ser até irônico a rainha do pop internacional, a cantora norte-americana italiana, que escandalizou os puritanos de plantão recentemente, na praia mais promíscua do Rio de Janeiro, ter adotado o codinome símbolo da 'Mãe' mais sagrada e querida do mundo. 

Há controvérsias, sobre a exata tradução da Bíblia, do hebraico para outras línguas, quanto ao termo 'virgem'. Alguns especulam que a verdadeira interpretação seria 'Jovem Maria', erroneamente traduzido como 'Virgem Maria'.

É de longa data que as interpretações de textos são deturpadas ou tendenciosas, dada a comodidade e conformidade de certas situações.

Aqui temos um exemplo clássico: uma mulher modelo, que se libertou de padrões, dogmas, questionou tabus e se estabeleceu como a maior e a mais devassa dos anos 80 até os dias atuais. Nenhuma outra, ainda conseguiu tomar sua coroa, seus cones de seios, suas simulações bizarras de sexo explícito, sua provocação bissexual, sua medonha preferência por cores, classes e status diversos. 

Inevitavelmente, Madonna, apesar do estrelato e de toda luz de talento, ainda é humana.

Ela erra, peca, cai e levanta, como todo mundo, mas principalmente como toda mãe.

Ahhh, se pudéssemos todos ser filhos da mesma 'puta' e assim sendo, seríamos todos irmãos e cúmplices dos mesmos karmas e dharmas.

Como seria se todos se assemelhassem fraternalmente nas mesmas questões morais e éticas? Será que já não comungamos de certas semelhanças e nem nos damos conta disso, ou será que não, será que realmente somos tão diferentes uns dos outros assim?

Certamente não há como negar a genética, nem a máxima popular: 

"Mãe só tem uma"

Feliz Dia das Mães

Série "Frestas", artista maranhense, Silvana Mendes, 2024

Capa da Revista Vanity Fair italiana, em fevereiro, 2023

Madonna e sua filha Lourdes Maria, via Pinterest






3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Parabéns mãezona ! Você é uma Guerreira desde sempre e Vencedora. Adorei seu texto . Você traz ensinamento e reflexão . Tati querida que o Universo esteja sempre te protegendo. Feliz domingo. Abrace sua mãe por mim.

12 de maio de 2024 às 08:49  
Anonymous Anônimo disse...

Maravilhoso, texto. Obrigada , Tati!! Feliz dia das mães!!

12 de maio de 2024 às 09:46  
Anonymous Anônimo disse...

Um texto claro e cheio de significados.
Parabéns pelo dia das mães.
E à todas as mamães.

12 de maio de 2024 às 13:22  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial