domingo, 9 de junho de 2024

Notícias quentes

 "O problema dessa questão climática, especialmente do aquecimento global não é tanto o dado bruto da temperatura de um grau à mais ou dois graus à mais, mas a taxa. É a velocidade que essa temperatura está subindo nos últimos 100, 150 anos. A gente está passando por um período que chamamos de interglacial" (períodos glaciais são marcados por temperaturas mais baixas, já os períodos interglaciais são marcados por temperaturas mais altas). Entrevista com Alberto Lindnel, oceanógrafo UFSC, Biólogo pela USP e Ph.D. Duke University para @spacetoday (13/10/23)

Chamada da @folhadesaopaulo (01/06/24) "Luto Ambiental - Desespero, raiva e sensação de fracasso atingem cientistas climáticos diante da falta de ações efetivas: Um levantamento feito pelo jornal britânico The Guardian revelou recentemente que, em todo o mundo, muito dos principais pesquisadores da área climática se sentem desesperados, enfurecidos e, em muitos casos, emocionalmente afetados pelo claro fracasso nas ações contra o aquecimento global(...) O grupo altamente informado sobre a questão, mostra-se pessimista com o futuro: apenas 6% consideram que o aquecimento do planeta será limitado a 1,5%, o valor tido como meta para evitar eventos climáticos mais intensos".

Notícia regional da CBN Goiânia (05/06/24) "Rio Meia Ponte entra em nível de alerta após vazão ficar abaixo de 9 mil litros por segundo"

"Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é viver como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre". Albert Einstein

Se por um misterioso milagre, ou não ainda somos pequeninos seres vivos num minúsculo planeta chamado Terra, só o Cosmos poderia nos dizer (se Ele falasse). A verdade é que baseado nos princípios teóricos de Spinoza e outros racionalistas, poderíamos crer que tudo é como deve ser, o destino por si só é traçado e as coisas por si só são como são. Independentemente de nossas escolhas, sofreremos consequências equivalentes às nossas ações.

Mindfulness ou "atenção plena", é o novo hit zen filosófico, onde nossas ações imediatas devem ser conscientemente tomadas, isto é, escolhas lúcidas e coerentes advindas a partir de uma série de hábitos como meditação, yoga, boa alimentação, exercícios físicos, orações, consumo consciente e noites de sono bem dormidas. Um método bem eficiente para quem está disposto a ter disciplina e foco.

No entanto, há uma minoria que insiste em emitir colossais gases poluentes, fazer experimentos nucleares, desviar leitos de rios para irrigação de lavouras particulares, desmatar reservas florestais, extrair minérios sem critérios e controlar garimpos clandestinos. 

Estaremos todos fritos? A resposta é: sim!

Milagres ou não, temos de admitir que a matemática, a física e a química continuam sendo Exatas; por isso, há uma Lógica nos cálculos feitos por cientistas, sejam eles fanáticos ou não. Embora a Arte também nos informe, direta ou indiretamente, como os cults: "Melancolia" (2011) e "Não Olhe para Cima" (2021), insistimos em acreditar no bom senso coletivo.

Haja vista a rara existência de pessoas que ainda tem "ideias para adiar o fim do mundo" e isso é admirável e milagroso.

Como diria Aldous Huxley: "um admirável mundo novo", ou não!

Aguardemos por mais más ou boas novas. Porém, sempre  quentes!


2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito obrigada por suas reflexões!! Adoro

9 de junho de 2024 às 08:32  
Anonymous Anônimo disse...

Excelente. Se o ser humano fosse mais consciente e menos ambicioso o mundo seria melhor . A terra seria Plena

9 de junho de 2024 às 09:11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial