domingo, 12 de setembro de 2021

Escolhas do Ego

O documentário "O Século do Ego" (2002), disponível no Youtube, trata de uma longa aula de história e psicanálise associada ao poder de marketing sobre escolhas do inconsciente e suas consequências. Assustadoramente somos movidos pelos nossos mais profundos instintos e o médico neurologista Sigmund Freud (1856-1939) foi o pioneiro em decifrar o porquê desta vulnerabilidade psíquica e como poderíamos conduzí-la da melhor forma. Fácil não é, mas hei de permitirmos nos esta singela experiência sobre o assunto. 

É impressionante como o marketing do sistema capitalista funcionou ao longo dos tempos e como ele ainda nos induz a querer consumir coisas as quais não necessitamos. Mais impressionante é como a propaganda pode ser eficiente para derrubar governos ou levantá-los. Uma prova desta eficácia é que depois do Nazismo de Hittler o termo "propaganda" foi terminantemente proibido de ser utilizado. Edward Bernays (1891-1995) sobrinho de Freud, que morava nos EUA, utilizou outra terminologia para ocultar as verdadeiras intenções das estratégias da propaganda e por causa disso ficou conhecido como o "Pai das Relações Públicas". Querendo ou não somos impulsionados (o que Freud denominou de pulsões) pelo desejo, pela incansável vontade de ter prazer e sermos felizes. Errado isso não é, mas cada um paga seu preço. 

"É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com a civilização". 

E ainda:

"Todos os seres humanos ocultam a verdade nos assuntos sexuais".

(O Mal-estar na Civilização - 1930)

As pesquisas de Freud incomodaram muita gente e foram polêmicas para uma Europa conservadora, com isso ele acabou passando por dificuldades financeiras, mas teve a ajuda de seu sobrinho, que pretendia divulgar o trabalho científico do tio por toda América.

Carl Gustav Jung (1875-1961) contribuiu com a Psicanálise contrapondo as ideias de Freud acrescentando certo esoterismo em seus métodos. Frase de Jung: 

"O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera".

Estudos apontam que quanto mais nos autoconhecemos mais somos capazes de dominar nossas paixões e fazermos escolhas conscientes, tanto para o ato de consumir o que realmente precisamos, quanto para conviver com pessoas que realmente amamos. 

O controverso BDSM (bondage, dominação, disciplina, submissão, sadismo e masoquismo) está aí para provar que conseguimos domar nossos instintos, mesmo que tenhamos que bater ou/e apanhar para aprender. Afinal, ninguém aprende só com o carinho do colo da mamãe. Em alguns momentos da vida, o aprendizado eficiente se dá através de umas boas chicotadas, ou não!?

Ilustra o texto Pingente Cubos com Franjas.




 

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

👏🏼👏🏽👏🏻👏🏿👏🏿😉

13 de setembro de 2021 às 07:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial