domingo, 25 de agosto de 2024

Octopus

Quem aí nunca ouviu falar de misteriosos seres marinhos como: Moby Dick (a faraônica baleia-branca), as encantadoras sereias (híbridos de peixe e mulher), Netuno e seu tridente (o deus romano das águas) e Kraken (uma espécie gigantesca de architeuthis dux da mitologia nórdica).
Personagens cinematográficos como os do famoso "Piratas do Caribe", que trazem estampado no rosto moluscos, crustáceos, peixes e outras bizarras criaturas do fundo do mar. A semelhança desses seres híbridos a relatos e mitos extraterrenos, já é de longa data. 
O cefalópode, polvo, do grego pol' ypous, muitos pés, ou ainda do grego oktopus para o inglês octopus, oito pés é um ser um tanto quanto curioso. O premiado documentário da Netflix, "Professor Polvo" (2020) traz uma odisseia ao universo peculiar deste instigante molusco. Com características marcantes, o polvo nos surpreende por sua inteligência, astucia, flexibilidade e camuflagem. 
Batizado como 'Kanaloa', um vulcão extinto no Havaí homenageia o ser mitológico, uma lula gigante da cultura havaiana e intensifica sua onipresença no bioma da região. Assim, como também, na cultura japonesa permeia o imaginário coletivo do folclore ainu ao destemido 'Akkorokamui', o lendário polvo vermelho.
Curiosamente, um serviço on-line de câmbio digital recebeu o nome de 'Kraken' e teve a assessoria de um parlamentar japonês, dentro de uma organização apoiada para regular relações econômicas no domínio da troca e utilização de bitcoins, o que nos leva crer que é realmente um nome bem sugestivo num mercado conhecido mundialmente pelos riscos e estratégias agressivas.
O filme, "A Chegada" (2016) é uma ficção científica dramática, que abraça o esteriótipo do polvo para ilustrar seres alienígenas que tentam se comunicar com terráqueos, através de uma linguagem desconhecida. 
A animação da DreamWorks "Os Pinguins de Madagascar" (2014) incorpora a figura do polvo num antagonista maluco e bem engraçado.  
Por fim, a familiar criatura, "mulher – polvo": aquela que troca fralda, fala ao celular, faz a mamadeira, digita no laptop, faz compras online, atende a campainha e ainda serve um cafezinho para visita, tudo ao mesmo tempo, agora.
Um octópode com três corações que já foi taxado de extraterrestre e cientificamente comprovado como tal, é composto por informações genéticas ou macro moléculas cósmicas que só poderiam ter chegado até aqui por meio de meteoros ou explosões celestiais. Enfim, um ser por si só acima da média e acima de nossa estratosfera! 
O inconsciente coletivo se manifestando através dos misteriosos misticismos da natureza e do cosmos em imagens e figuras, que transcendem a história da humanidade e do universo. 
Embarque com a gente nesta jornada cultural repleta de curiosidades e saberes populares e conheça um pouco dos artistas, designers e artesãos que também estarão conosco.
Aguardem!

Polvo em cerâmica, por Rayssa Nasser. Rayssa é autodidata, se criou na Chapada dos Veadeiros e comunga com as ideias cosmológicas, se inspirando nos animais da natureza e nos seres mágicos das mitologias.

Mesa posta na "Degustarte", com as cerâmicas da artista e professora Denise Justino. Denise iniciou sua carreira com um sofisticado trabalho em murano ampliando seu conhecimento na área e no mercado. Bagagem artesanal, que acumulou ao longo dos anos em mostras nacionais e internacionais. Hoje colhe frutos desta habilidade natural, do trato com a argila e transforma o barro em formas orgânicas, místicas e utilitárias.

 

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Essa exposição vai atrasar e permitir uma viagem cultural no mundo do barro. Parabéns pela sua criatividade.

25 de agosto de 2024 às 09:54  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial