domingo, 7 de janeiro de 2024

Deriva

A mostra "Vida em Coisas" apresentada pelo CCBB-DF, até dia 21 de Janeiro, traz uma seleção representativa da dupla holandesa, Lonneke Gordijn e Ralph Nauta. Criado em 2007, o Studio DRiFT, na tradução para o português: 'deriva', cujo significado faz jus às elaboradas criações destes artistas, trata se da intersecção entre design e arte, tecnologia e natureza, mundo artificial e orgânico onde a dupla intercambia, inventa, fragmenta peças, situações, movimentos e memórias afetivas que provocam nossos sentidos, nos deixando à mercê da dúvida entre a ilusão da matéria e a realidade do sonho.
Eu diria que a mostra é um portal para a tão hipotética 'Matrix', cuja realidade sobre universos paralelos e quinta dimensão se manifestaria na abundância da Natureza e na potencialidade inventiva dos artistas mais sensíveis. 
Nos sensibilizando e nos conscientizando, o conjunto de obras atravessa a fronteira da arte contemporânea e cinética, nos abraça como uma sessão de terapia ou uma viagem interestelar. Converte nossas certezas num plano mítico e tecnológico que extravasa o exercício da paciência e da curiosidade. Que coisa é essa chamada 'Ego'? Fios invisíveis transformados numa gigantesca escultura cúbica flexível, que dança uma coreografia única cada vez que a música da ópera de Orfeu toca, ora se erguendo, ora desabando, ora se esticando para o lado direito, ora para o lado esquerdo, ora se divergindo em simetria. O quê, por fim, faz desta ordinária dança um espetáculo extraordinário? O caos, a ordem, a sua unicidade?
"Vida em Coisas" é apenas um recurso ilustrativo que a dupla holandesa concebeu para podermos explorar este movimento contínuo, belo e transitório de nos sentirmos vivos. 
A Natureza e a dimensão dos saberes artísticos, científicos e espirituais são muito mais infindas do que nossa vã filosofia pode imaginar. Fiquemos então, por hora, com estas reflexões das 'coisas' da vida:

"As coisas tem peso, massa, volume, tamanho
tempo, forma, cor, posição, textura, duração
densidade, cheiro, valor, consciência
profundidade, contorno, temperatura
função, aparência, preço, destino, idade, sentido
As coisas não tem paz"
'As coisas não tem paz', Arnaldo Antunes

CCBB-DF, vista panorâmica

Instalação Shylight, na Galeria de Vidro, CCBB-DF


 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial