segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Casadim

O berço da filosofia, a era do amor pela sabedoria, o período onde ciência e arte caminhavam de mãos dadas. Uma época onde astrologia e astronomia tinham o mesmo nome, um tempo onde o ser humano era orientado pelas constelações, pelas estações, pelas fases da Lua, que alterna as marés, transforma as cheias e baixas dos rios, determina a hora do plantio e da colheita e dita os bons e maus momentos de abundância.
Quando foi que deixamos de observar as estrelas para assistir o eclipse pela tela de celular? O dia de finados passou, mas na minha cabeça, ainda passam as palavras de minha avó "observe seu ciclo menstrual através das fases da Lua, minha neta, ela vai te guiar". 
Quando foi que deixamos de seguir a Lua para seguir a cartela de anticoncepcional?
Há uma urgência em resgatar este contato imediato com a Natureza. Estamos nos afastando dela e robotizando, magnetizando, chipando, flopando nossos hábitos, estabelecendo metas e objetivos onde o meio ambiente em que vivemos não é a prioridade, a não ser que possamos usá lo como entretenimento nas férias, sujando suas praias, devastando suas florestas e montanhas, abrindo incansáveis trilhas para contaminar suas cachoeiras. Estamos nos tornando inimigos de nós mesmos, pois se fazemos parte da natureza e um pedaço de nós anda completamente anestesiado sobre isso, então está na hora de nos conectarmos novamente com as estrelas.
Contemplado pela lei Goyazes 2023, o Projeto "Terra Plena", pensado em comunhão com as ideias cósmicas de Lari Mendes e a sensatez curatorial de Tatiana Potrich, a fachada realizada pelos artistas Morbeck e Larovisk traduz em simbolismos nosso principal objetivo, a expansão da mente consciente aos elementos mais antigos da nossa origem, o universo, as mitologias, a natureza e as forças ocultas. 

A partir deste tema estão sendo realizadas mostras culturais que abordem esta resistência cosmológica tanto em manifestações do artesanato, quanto da arte e do design.

CASADiM é uma brincadeira com o modo de falar do goiano e um trocadilho das palavras casa e jardim. Num espaço multicultural pensado para promover e divulgar arte, artesanato e design, CASADiM - casa moda jardim recebe a mostra fotográfica do arquiteto Marcílio Lemos que tem um olhar afiado sobre o patrimônio e invetiga o equilíbrio das formas entre meio ambiente e a arquitetura.

Salve as Datas e venha se conectar com a Natureza, com a arte, com a ciência do prazer consciente.


DIAS 23 E 24 DE NOVEMBRO

DAS 17H ÀS 22H


 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial