domingo, 17 de setembro de 2023

Poteiro

Ícone da art naif e consolidado como um dos maiores expoentes do estilo no mercado internacional, o português naturalizado brasileiro por excelência, Antônio Poteiro (1925-2010) foi reconhecido e assim apelidado pela "manualidade esmero" (como profere o influencer, Filipe Grimaldi), só que na cerâmica. 

Antônio esculpia potes de barros e inventava, replicava e dissertava a história brasileira em seres híbridos, animais nativos, vegetação, mitos e uma série de temas bíblicos que eclodiram numa explosão de cores nas milhares de telas que pintou ao longo de seus 85 anos.

A simplicidade encantadora de suas esculturas, potes massageados e modelados em rostos, corpos e entidades do sincretismo transitaram pela tinta em bidimensão estampando utilitários, principalmente potes, no brilho esplêndido do óleo, técnica reservada apenas aos veteranos e corajosos que se comprometem verdadeiramente com as Artes Plásticas.

Antônio Poteiro atravessou o oceano para se descobrir índio, um pajé, um ser humano que se despiu da supremacia européia para entender que viemos da lama, do barro, da barreira e da barbaridade das convenções. Uma criança adulta desenhando o mundo como realmente é, sem frescuras, sem luxo, ou monstruosidades, mas cheio de cores, dores e conexão com a Natureza.

Poteiro, talvez mais do que muitos nacionalistas por aí, soube estudar e registrar os feitos folclóricos, religiosos, profanos, ricos e miseráveis de nossa nação. Um legítimo ermitão. Costumava chamá-lo de Papai Noel, Papai Smurf, por causa de sua longa barba branca e seu misterioso ar de bruxo. Um mago da arte, alquimista do barro, malabarista das cores. Sempre vivendo e aprendendo com os legítimos gurus da arte.

Ilustra o texto pintura em pote de cerâmica por Antônio Poteiro e obra "O Mundo II" que recepciona quem chega em nosso jardim. Te esperamos para a Mostra Cultural de Cerâmica "Barro CO ntemporâneo" que começa na próxima quinta e sexta, dias 21 e 22 de Setembro com interação em torno de argila, designers e professores de cerâmica, jardim agraciado pela arte urbana dos artistas Morbek, Larovisk e Fabiano Apce (SP), bebidas especiais da Vice Soft drinks, degustação de aguardente, comida gourmet e muita música boa!

Salve a data e venha conhecer as infinitas possibilidades deste projeto!





2 Comentários:

Blogger Helena Vasconcelos disse...

Que espetáculo! Você sempre inovando! Estarei aí na sexta feira . Quinta feira tenho q cumprir uma agenda de lascar. Parabéns menina linda!

17 de setembro de 2023 às 09:28  
Anonymous Sergio Sarmento disse...

Bom dia!
Sim, quero estar presente em mais um grande evento da cultura goiana.
Parabéns pelo incentivo e pela luta em prol da arte. Beijo.

17 de setembro de 2023 às 10:00  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial