domingo, 3 de setembro de 2023

Mãos que educam

 "Eu sou a terra, eu sou a vida

Do meu barro, primeiro veio o homem

De mim veio a mulher, veio o amor

Veio a árvore, veio a fonte

Vem o fruto e vem a flor"

Cora Coralina

A poetisa goiana que encantou e encanta gerações descreveu em versos a rústica vida de uma mulher letrada, nascida no interior de Goiás, numa vila alastrada pela exploração do ouro que contaminou nascentes, mas sobreviveu em meio à terra vermelha cor de sangue, propícia ao exercício fértil na feitura da cerâmica.

Da época do garimpo em que "homens vinham do barro", sujos e contaminados, logo vinham mulheres cobertas de amor, limpando a casa, a sala, o quarto, colocando a flor no jarro, enfeitando o lar, colorindo a terra, adocicando as frutas na panela de cobre e exercendo a artesania como modo de vida paciente e cuidadoso. O barro, matéria-prima da região, se tornou joia preciosa para um povo que foi tão explorado por tolos para obter louros. A tradição de modelar a argila, pesquisar e comercializar a cerâmica nasceu da necessidade coletiva, onde mulheres se organizaram e experimentaram uma nova demanda produtiva para vislumbrar uma renda familiar a mais.

A Associação dos Artesãos de Goiás no Largo do Rosário, desde 1977 vem reforçando e preservando a cultura popular regional na medida em que valoriza seu trabalho e transmite às novas gerações.

Na cidade de Ipameri foi idealizada e fundada, desde 1966, a Associação Boa Nova que se tornou exemplo de trabalho social, acolhendo menores de rua e dando lhes oportunidades através da música, artesanato e educação. "Mãos que educam" é o slogan da Oficina-escola de cerâmica artesanal que produz a terracota, ou cerâmica vermelha decorativa e utilitária que atende 100 alunos de 14 a 17 anos.

Ao adquirir uma cerâmica, além de consumir um produto ecologicamente correto também ajuda a fomentar uma rede de apoio às mulheres, mães, crianças, filhos, professores, produtores, designers e toda uma cadeia produtiva que está intimamente conectada ao meio ambiente.

Salve a data para conhecer este evento e outros que virão. Você é nosso convidado, convidada, convidadis!




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial