domingo, 18 de setembro de 2022

Passatempo

 "Não se encontra ninguém que queira dividir sua riqueza, mas a vida é distribuída entre muitos! São econômicos na preservação de seu patrimônio, mas desperdiçam o tempo, a única coisa que justificaria a avareza". (Sêneca)

Transita por entre as redes sociais uma publicidade paga que alega divulgar e promover os valores e bons costumes se apoiando na História do Brasil e expondo seu próprio ponto de vista. Intitulada Brasil Paralelo, no vídeo propaganda a primeira frase que se escuta é "o brasileiro tem vergonha de ser brasileiro" e blabla... Daí vem histórias da carochinha, que o nazismo foi um movimento comunista, que os comunistas ensinam ideologia de gênero na escola, mamadeira de piroca e blabla... O vídeo é muito bom, mas é uma piada pronta, pronta a ser distribuída nos centros ecumênicos de extrema-fé! 

O que isso tem a ver com meu assunto é o tempo. Ok, o brasileiro não é o tipo que mais valoriza o tempo, mas nem por isso deveríamos ter vergonha de nossa nacionalidade. Não somos como os frios e pontuais britânicos, que Deus tenha a finada Rainha Elizabeth nos céus. Somos filhos de um colonialismo desumano, nosso tempo quem faz é Deus e Deus é brasileiro, segundo alguns, negro também. Um ritual tradicional na roda da capoeira é a volta ao mundo. Os praticantes da luta-arte utilizam esta estratégia quando já cansados do jogo giram em torno da roda em sentido anti-horário para ganharem tempo e folego. Em teoria, o giro se dá em sentido anti-horário por causa do tempo, literalmente para repor o tempo perdido. É metafórico e poético ao mesmo tempo, não é!? Embora a pontualidade não seja o ponto forte entre os capoeiristas, o que vale é a criatividade!

O protocolo da pontualidade é distribuído em 3 pontos principais: o primeiro: você é pontual quando chega 5 minutos adiantado, segundo: você chega a tempo quando chega na hora e terceiro: você está atrasado passados 5 minutos e ponto. Claro que aqui no Brasil temos uma grande tolerância, de pelo menos 15 minutos, porque nosso transporte público e nossas vias de trânsito não são tão bons exemplos a serem seguidos. De fato, temos sempre um jeitinho brasileiro para contornar os problemas, porque aqui é um verdadeiro Deus nos acuda.

Mas o tempo, meus amigos, o tempo é sagrado, devemos pensar muito a quem ou em quê doaremos nossa tolerância de 15 minutos, porque 15 minutos a cada dia durante um ano são 3 dias perdidos! O que fazemos, o que assistimos, o que lemos ou pensamos?  Qual o passatempo ideal para nos ocuparmos com tantas informações ao nosso alcance? Como estamos cuidando do nosso precioso tempo? Me conta, onde você perde ou ganha seu tempo!

Ilustra o texto peça piloto para Pulseira Serpente, um passatempo para montar e desmontar, você perderia seu tempo neste desafio?



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial