domingo, 24 de julho de 2022

Sempre

 

Sempre esperei que minha morte aconteceria antes da partida de papai.

Talvez por medo de sentir a dor de sua ausência, ou por me sentir impotente em dar continuidade ao patrimônio que ele deixou.

Talvez por ter sido uma filha ao invés de um herdeiro TatãO com “o” maiúsculo.

Talvez por não haver tido um exemplo religioso ou ritual espiritual sobre os dogmas bíblicos e seus temores.

Talvez e simplesmente por não querer aceitar a morte do amado patriarca da família.

Mas papai se encarregou de simplificar e facilitar as coisas para mim. Ele foi flexibilizando seus sentimentos e suas decisões na medida que seu corpo desfalecia.

Foi amaciando sua integridade e descobrindo que sua filosofia e sua força também eram vulneráveis.

Foi apaziguando suas reações às incontinências do corpo e incontingências da vida.

Sou-lhe grata por isso!

Mesmo não sendo de sua vontade, vovô amoleceu o coração, aceitou certas verdades e se entregou à Thanatos para sua eterna jornada.

Sim, ele facilitou as coisas para mim. Aos poucos, como é a piada do português sobre “o gato que subiu no telhado”, a ficha foi caindo. Primeiro ele se isolou, depois caiu e se ralou, caiu, caiu, daí enfraqueceu lentamente, então caiu de novo, se quebrou e não mais se levantou.

Quisera eu que seu sofrimento não tivesse durado o tempo que durou, mas foi tempo suficiente para que eu pudesse me fortalecer e aceitar seu merecido descanso.

Obrigada, papai, porque até nos últimos momentos você se mostrou um verdadeiro pai, admitindo seus erros, rezando comigo, talvez sua primeira e última oração.

Você rezou e para mim,  isso foi uma glória, porque todos nós somos falíveis e mortais, mas nossa alma é dádiva, por isso o passado passa, o futuro é mistério, mas o agora é um presente de Deus, de Zeus, da Mãe Natureza.

Você presente, sempre...



5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Que amor mais lindo Tati! Esse amor que não deixará vocês se afastarem um do outro. Vocês permanecerão ligados através desse sentimento, que é a a maior força da nossa existência. Que a suas lindas lembranças, o mantenham vivo em seu grande coração. Quero te encontrar e te dar um abraço gigante.

24 de julho de 2022 às 08:23  
Anonymous Fernanda Toledo disse...

O comentário antônimo é meu.

24 de julho de 2022 às 08:27  
Anonymous Anônimo disse...

Que lindo!

24 de julho de 2022 às 09:37  
Anonymous Anônimo disse...

Tatiana , Neste momento receba meu abraço carinhoso, minha Amizade , minha Solidariedade, me Apoio.! Não há palavras que as justifiquem . Meu Abraçi.

24 de julho de 2022 às 19:17  
Anonymous Tatiana disse...

Para aqueles que Amam.

25 de julho de 2022 às 07:16  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial