domingo, 22 de maio de 2022

ideias

"If you want to be original, be ready to be copied" Coco Chanel

O termo "coincidências criativas", está em voga, mesmo, apesar, entretanto da Ciência interpretar que não existem coincidências. 
O termo inconsciente coletivo é levado mais em conta, pois quem trabalha na mesma área e se dedica à uma pesquisa direcionada à um determinado tema, sempre baterá de frente com alguém que já fez, ou está fazendo a mesma pesquisa, não é mesmo!?
No Colégio dos meus filhos há uma disciplina dedicada ao exercício do equilíbrio emocional, chamada L.I.V (Laboratório Inteligência de Vida). Ela propõe atividades que exigem controle emocional e inteligência, porque nos fazem refletir sobre o altruísmo, a responsabilidade e o nosso propósito de vida. Uma das atividades é "E SE VOCÊ..." que nos tira  da zona de conforto para nos confrontar com situações inusitadas:
O mais curioso é que num bate-papo com minha mãe alguns dias antes de eu ver uma campanha de joias realizada com a modelo Lian Tai de uma coleção geométrica baseada na forma do cubo, ela me disse bem assim: "_ Minha filha, para saber se um produto foi aceito pela sociedade, ele deve ser produzido a nível industrial, porque teve aceitação em alta escala de consumo."
Eu adorei ver a marca de Maria Dolores nas redes sociais. Responderia à pergunta do L.I.V lisonjeada, se por um acaso eu tivesse sido a referência de uma designer já consagrada no mercado!
Denominada "Equilíbrio", a coleção de joias da designer curitibana foi toda lapidada em forma de cubos, paralelepípedos, esferas, trapézios e pedras coloridas. Eu achei tudo maravilhoso, gosto muito da pesquisa de Dolores e a acompanho há algum tempo. Mas quando vi a campanha, confesso que tive a impressão de que ela também me acompanha, ou tudo não passa de uma grandíssima coincidência!
Desde 2009 tentava convencer a multifacetada Lian Tai a posar para mim. Ela se interessou pelo meu projeto e fez 3 ensaios fotográficos, um em 2010, outro em 2015 e outro em 2017 quando descobriu que estava grávida de Paz.
Recentemente Lian posou também para uma belíssima campanha da Abi Project, uma collab inspirada na botânica do Instituto Inhotim, onde foi feito todo ensaio fotográfico. À frente do Instituto, o diretor-presidente Antônio Grassi promove a cultura em âmbitos pró esquerda e angaria personalidades para unir força ao discurso político. 
Lian tem sua postura política muito bem definida e me recordo de um episódio desconcertante, quando uma cliente comentou que era delicado para minha marca destacar a imagem da modelo, no tenso período das campanhas eleitorais, em 2017.
Resta saber se o inconsciente coletivo das marcas que contrataram e contratam a mesma modelo se importam com a impressão política que querem passar, afinal:
"Os governos passam, a Arte fica" Ai WeiWei

2022 - Abi Projet collab Instituto Inhotim

2018 - Colar Penas


2010 - Homenagem ao Dia do Índio

 

2015 - Coleção Tribal 


2017 - Coleção Simples Suspiro



2022 - Coleção Equilíbrio de Maria Dolores

 


2021 - Coleção Felicidade ao Cubo


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial