domingo, 30 de janeiro de 2022

Você é o que você veste!

 Ingressei na Faculdade de Design de Moda, na UFG, em 1998 ano que minha mãe realizou a Mostra Coletiva com quatro jovens artistas promissores que partilhavam entre si uma amizade serena que até hoje prospera. Diferentes no suporte, mas equivalentes na simpatia todos conseguiram produzir obras surpreendentes e vanguardistas. Leo Romano, Maria Célia Siqueira, Ieda Jardim e Dauglacy Calixto expuseram sentimentos e obras cuidadosamente trabalhadas com muita pesquisa e dedicação. No maravilhoso catálogo confeccionado para mostra constavam desenhos em nanquim, fotografias, cerâmicas em raku com bordados, pesquisa para gravura em fibra de papel com queimaduras de ferro de passar roupas que foram, respectivamente, as técnicas destes quatro artistas presentes, num momento crucial da minha vida acadêmica.

Por Leo Romano adquiri uma grande admiração e inspiração! Maria Célia Siqueira ampliou meu senso crítico à respeito da estética da fotografia e gradativamente aperfeiçoou meu olhar sobre esta técnica. À querida menina luz, Ieda Jardim devo sincera gratidão por ter me guiado pelas ruas de Belo Horizonte e me indicado o primeiro curso de joalheria que conclui em Nova Lima, Minas Gerais. Agora, à Dauglacy Calixto, em especial, alimento constante amizade e carinho por ser um exemplo de conquista, persistência e resiliência em tudo que se dedicou fazer. Hoje DAO, apelido e nome que leva sua marca (ou grife) de fitness wear, dedicada à pesquisa de modelagem, estamparia, marketing e venda superou expectativas com sua garra e tino artístico na confecção de inventivas coleções.

Apostando na modinha vigente ou nas artes visuais DAO dá um show de criatividade e inova sempre. Suas estampas exploram temáticas incomuns para a moda fitness e por causa disso ela sempre se sobressai. Entre tie dye, paetês, jeans, olhos gregos, cartela da pantone, suas estampas também transitam o universo das Artes com referências à grandes nomes como Mondrian e Yayoi Kusama. A street art não escapa, com interferências dos respingos das tintas do spray e os simbólicos desenhos da tatuagem urbana. Sua mais recente e deslumbrante coleção é dedicada aos mistérios do universo (e talvez, à nossa Era de Aquário). Suas estampas de constelação são simplesmente arrebatadoras.

DAO é corajosa e se destaca porque não teme críticas ou represálias. Orgulho de poder ter conhecido e continuar convivendo com esta pessoa que é pura generosidade e talento! Depois de termos vivenciado juntas tantos momentos profissionais legais, como meu primeiro BsB Mix, mais tantos outros bazares e @garimpotrich com a @ilimitadaae eu ainda posso me gabar de ser sua garota propaganda. Obrigada, DAO! Sucesso sempre!

Dao na mostra Mondrian, no CCBB - DF


Instagram na Marca @daofitness


4 Comentários:

Blogger Unknown disse...

😻🤩🤩

30 de janeiro de 2022 às 07:25  
Blogger Cristina Dourado disse...

UAU! Que legal essa amizade desses 4 talentos da nossa cidade. Não sabia dessa experiência de vcs. Adorei!!

30 de janeiro de 2022 às 10:26  
Blogger Helena Vasconcelos disse...

Maravilha como sempre um bom texto e demora a valorização da Arte. Incrível essa história iniciada em 1998. Adorei.

30 de janeiro de 2022 às 11:18  
Blogger Brendda disse...

👏👏👏

31 de janeiro de 2022 às 16:47  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial