domingo, 5 de setembro de 2021

A mágica da vida

O arquiteto hungaro Ernö Rubik patenteou sua invenção, Cubo de Rubik ou Cubo Mágico, em 1974. Movido pela incansável ideia de construir uma estrutura cujo centro permaneceria imóvel e todo seu entorno se deslocaria trocando de lado, espaço e altura, ele mesmo levou um mês para decifrá-lo. O brinquedo se tornou popular e conhecido mundialmente angariando uma multidão de adeptos em decifrá-lo o mais rápido e com menos movimentos possíveis. 

Essa interessante ideia de Rubik me impulsionou por associá-la, metaforicamente, com nosso código genético. Somos "programados" por modelos hereditários, que é a origem de todas características físicas e/ou quase todas emocionais e entendendo que nosso entrono, isto é o meio à nossa volta, pode ser modificado somos capazes de transformar o que está externo: nosso ambiente de trabalho, trocar os móveis da casa, ou trocar de carro, ou começar um novo namoro, ou mudar a cor do cabelo ou aumentar até a espessura dos lábios sem alterar o principal, nossa essência, nossa parte central, o núcleo, a raiz... Já cantava o pernambucano Chico Science:

"porque eu desorganizando posso me organizar/ porque me organizando posso desorganizar"

Pode parecer uma metáfora um tanto louca, mas o cubo de Rubik é um quebra-cabeça  com trilhões de combinações. A vida é mesmo um quebra e conserta cabeças! Minha mãe sempre dizia: "onde o ferro vai, a ferrugem vai atrás". Ou ainda o dito vulgar popular: "a pessoa sai da favela, mas a favela não sai dela". Na literatura temos a máxima no best-seller norte-americano, "O Grande Gatsby" (1925). Ninguém muda radicalmente a essência, o DNA é o que nos define assim como a parte fixa do cubo do arquiteto. Modificamos as coisas ao redor, que consequentemente alteram o meio, mas não podemos fugir de quem somos. A mágica é fazer e se desfazer, montar e desmontar, organizar e desorganizar, porque tudo é movimento, tudo se move para voltar pro mesmo lugar, tudo muda para continuar como está, ou não!? Do pó ao pó! Essa é a mágica! Bora viver a magia e o movimento da vida, porque ninguém vai sair vivo daqui.

Ilustra o texto, Ernö Rubik e seu cubo mágico (imagem extraída do site www.designboom.com). 

Pingente Cubo Mágico como opção de objeto para decoração.






1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

👏🏼👏🏽👏🏻👏🏾👏🏿

5 de setembro de 2021 às 14:52  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial