domingo, 4 de julho de 2021

Segue o Seco

 O Ministro de Minas e Energia se pronunciou à respeito do uso consciente da água e da luz. Declarou que o Centro-Oeste enfrentará a pior seca dos últimos 91 anos e que sejamos cautelosos no uso pessoal destes que são recursos essenciais para nossa humilde sobrevivência. O Centro-Oeste está bem distante do mar, por isso podemos desistir da tecnologia de dessalinização da àgua, porque mesmo que poluente, esta poderia ser uma alternativa em momentos críticos. Em Israel inventaram uma maneira para transformar ar em água. Um "ar condicionado" gigante consegue transformar diariamente o ar em 70 mil litros d'água. Incrível! Mas estamos ainda mais distantes de Israel, né!

Pensando na escassez da água, a primeira ideia que vem à cabeça é de que chova o mais rápido possível, mas não é bem assim por aqui. No inverno, devido ao longo período de estiagem, este fenômeno quando acontece acaba se tornando quase um ritual primitivo entre nós. Apelamos para a supertição, entoamos cantos e danças, até fazemos promessas. Por isso não surpreende que a chuva seja grande fonte de inspiração para artistas, poetas, arquitetos, designers e até simples civis. A ideia de gotas d'água caindo do céu parece um milagre da Natureza, mas é pura Ciência.

O arquiteto goiano Leo Romano experimentou desta Ciência no design para criar e produzir uma coleção de imobiliário com o tema, "Chuva", em 2015. São mesas, espelhos, bancos e aparadores que remetem a gotas esculpidas em madeira num jogo lúdico de movimento e leveza. Os pés da mobília se equilibram perfeitamente mesmo sendo uns maiores e outros menores.

O artista plástico paulista Artur Lescher trabalha também neste conceito e suas obras se aproximam das problemáticas do design e da arquitetura como a série "Pendulos" e "Afluentes". Lescher faz uso da madeira, metais e materias inusitados para criar esculturas que desenham o espaço e chamam a atenção para o paradoxo da vida estabelecendo a constância do equilíbrio entre opostos. O estático e o movimento, a leveza e a dureza, o grande e o pequeno. O artista foi um dos 100 convidados para ocupar o Hospital Matarazzo, em 2014. Seu ambiente foi a lavanderia, onde projetou uma constante "chuva" para lavar literalmente o espaço. O cantor e compositor Carlinhos Brown estreou sua canção "Segue o Seco", em vídeo de inauguração filmado no cenário da instalação do artista. Segue o link sobre a obra de Lescher e a performance de Brown: Lescher & Brown

Os artistas evidenciam a nossa necessidade de se inspirar na Natureza e de fazer uso da Ciência para produzir algo que transceda toda plenitide de nossa existência. Ambos se identificaram com a complexidade das fórmulas matemáticas para produzirem suas formas orgânicas. Equilíbrio e cálculo são o resultado de obras que beiram a engenharia e expressam plasticamente este fenômeno transitando pelo caminho da Ciência desafiando as leis da física e mecânica.

E enquanto isso, nós, daqui do centrão ou do sertão, nos resta desafiar a seca até as chuvas voltarem e continuar contemplando as belas artes!

Ilustra o texto Brinco Gotas.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial