domingo, 20 de junho de 2021

Inventando moda

 A série da Netflix Halston (2021) sobre Roy Halston (1932-1990) conta a trajetória fulminante do estilista norte-americano que colocou os Estados Unidos na rota da alta costura mundial nos anos 80. Estrelado pelo ator Ewan Mc Gregor, seu personagem é o oposto em virtude do então jedi Obi Wan Kenobi (da Saga Star Wars). Com uma personalidade arrogante, mas dotado de uma fertilidade criativa acima da média, a série ganha nossos corações pela curiosa pesquisa biográfica além da atuação impecável do protagonista. 

O cronograma de encontro das celebridades na vida do estilista só peca em excluir sua relação íntima com o percursor da Pop Art, Andy Wharol (1928-1987). É possível ver uma referência dele quando o estilista visita sua cliente e amiga, a cantora da Broadway, Liza Minelli que ostenta obras do artista plástico em sua sala de estar. 

Halston também teve uma produtiva parceria com a modelo e designer Elsa Peretti (1940-2021), xará e conterrânea da italiana Elsa Schiaparelli (1890-1973). Peretti desfilou para Halston e foi mentora e influencer em muitas peças da grife, principalmente do icônico frasco de perfume. (Bom frisar o delicioso episódio, onde o estilista é indagado pela perfumista sobre os cheiros que rementem às suas reminiscências). Mais tarde, Elsa Peretti é contratada pela joalheria Tiffany para desenhar jóias e se consagra referência mundial até maior e mais renomada que o próprio Halston, atualmente.

A vida pessoal do estilista é abordada a partir de flashbacks da infância apresentando a figura paterna como abusiva e violenta, que menosprezava o filho por sua sensibilidade artística e opção sexual. Halston, depois de adulto manteve uma relação doentia com seu amante venezuelano, Vitor Hugo, o que revelou ser uma repetição de comportamento da violência doméstica que sofria com seu pai. 

Coincidentemente, neste mês se comemora o orgulho LGBT, que teve o período escolhido por causa da Rebelião de Stonewall em junho de 1969, na metrópole de Nova Iorque. A comunidade LGBT se reuniu no bar de mesmo nome para se manifestar contra as forças policiais que reprimiam certos tipos de estabelecimentos e apoiavam o sistema jurídico anti-homossexual. A revolta se deu em motins e foi reconhecida mundialmente tombando o sexto mês do ano como the Pride Month

Halston e Vitor Hugo morreram de Aids em 1990 e 1993, respectivamente. Workholic, sex, drugs and rock'n roll se encaixaria bem no slogan de vida deste impressionante estilista, que levou a fama de ser "a pessoa mais famosa que ninguém nunca ouviu falar".

Vale assistir a série e se emocionar! 

Nos orgulharmos de termos saúde física e mental para podermos inventar moda é um ato de amor à vida!

Ilustra o texto "Pingente Cubos em Cores" 

(Clique na imagem se desejar ampliar para detalhes. A blusa foi presente de mamãe da marca mineira Matizes Dumont)


 



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial