sábado, 15 de outubro de 2011

Orgânico brasileiro


Mostra e Lançamento do Catálogo de Jóias Organique

Há quem diga e comprove que a origem dos primeiros seres vivos veio através da água, das profundezas do mar. Pois é do mar que surgiu a primeira inspiração para a Mostra Organique, um casal de cavalos marinhos entrelaçados por fios de latão, prata e ouro. A curiosidade maior deste intrigante ser vivo se dá ainda na nossa infância, quando nos desiludimos sobre o seu verdadeiro tamanho. É de se chamar a atenção que um cavalo possa caber na palma da mão. Essa espécie tem outra interessante característica, a do macho ser o encarregado da gestação e primeiros cuidados com sua prole.
Mistérios e segredos da natureza. Maravilhas do mar e de outras espécies, os seres humanos, que dele sobrevivem e nele navegam.
Dos navios negreiros desembarcaram diferentes tribos e dialetos africanos. No continente sul americano, se misturaram aos hábitos e costumes europeus e indígenas. O tripé étnico, acasalado em solo brasileiro, deu luz às mais diversas manifestações culturais.
Uma delas de palavra tupi-guarani, entoada por cantigas de lamentações e banzo, algo a ver com as lamúrias dos fados portugueses, de movimentação atlética/sensual, de viril origem africana, constituída por grupos que se interagem em performances, num transe lúdico e litúrgico. A Capoeira (caa puera) exemplifica toda ou quase toda a mestiçagem e miscigenação da formação do povo brasileiro. Suas histórias de liberdade, nos contos de singelos heróis anônimos, iletrados, mas também aplicados feiticeiros, que ao passar dos tempos foi reconhecida e tombada como Patrimônio Nacional.
Mistérios e segredos da natureza. Maravilhas da terra, de um povo que canta, dança, joga, luta e cria.
A História do Brasil se funde entre tantas outras miscigenações, sejam elas étnicas, culturais e políticas. Das pesquisas históricas sobre as manifestações artísticas, estudos relatam que uma das principais rupturas da arte brasileira com os métodos e ideologias européias foi o Movimento Neoconcreto, em 1959, encabeçada pelo poeta, Ferreira Gullar.
Daí se desdobraram expressões e manifestações interativas, que integravam teorias psíquicas, cultura popular e participação do espectador com a obra de arte. Embora tivesse cunho ‘‘intelectualíssimo’’, o Manifesto Neoconcreto sintetizava as relações físicas e mentais do espectador com a obra de arte, seja pela auto-afirmação de ser livre como expressão artística brasileira e interativa, seja pela dualidade estética entre sua geometria a razão) e sua abstração (a emoção).                                                                             Anel articulado ‘‘Mutante’’
Desenho do anel MUTANTE em dois ângulos diferentes

 
Foi baseada nas investigações da cultura brasileira que a Mostra Organique, após 15 anos de pesquisa, trabalho artesanal, ourivesaria e design de jóias, desvenda a harmonia do tripé étnico que constituiu a formação do povo brasileiro. Através de acessórios trabalhados manualmente em fios de cobre e alumínio, misturados à elementos orgânicos, destacam se os fios e chapas de ouro e prata, as jóias articuladas e interativas, pedras preciosas, desenhos e projetos, que compõe um outro paradoxo à miscigenação cultural brasileira, tão diversificada e misteriosa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial