sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

mostra de arte & design assinados

deZZign concepT

Onde? Studio DeZZign - interiores e objetos com arte. Localizado no quadrilátero mágico do Setor Marista, à Rua 147, n. 494.

Quando? De 13 à 23 de dezembro, de segunda à sexta das 9h às 20h. Aos sábados das 10h às 20h e domingo com hora marcada.

Quem? www.studiodeZZign.blogspot.com – 62 8177 0176 & 62 3087 7585

Pra quê?

deZZign ConcepT é uma mostra de arte e design assinados que tem como principal objetivo difundir um diferente conceito de mercado cultural.

A mostra apresentará uma vitrine-arte-instalação do fluminense, residente em Goiânia, Ronan Gonçalves. Ronan é performer, artista e vitrinista. Participou de mostras e exposições de arte, construindo e constituindo um trabalho conceitual e vivo. Conceitual porque se manifesta do efêmero, do paradoxo e da imparcialidade aos dogmas. Vivo porque seu suporte são pessoas e os espaços públicos. Ronan realizou no mês de setembro deste ano a performance Utopia Concreta, na Praça do Ratinho, registrada em vídeo e fotografia. A exposição deste registro, juntamente com a instalação de oito manequins com todos os modelos utilizados na performance foram exibidos na POTRICH galeria de arte, na mostra Novas Aquisições, que reuniu importantes nomes da arte brasileira, reconhecidos no mercado internacional.

A obra-instalação para a mostra de arte no deZZign concepT, o artista se inspirará na figura folclórica da Cidade de Goiás, Maria Grampinho. Goiás Velho como toda cidade histórica possui seus personagens folclóricos, aqueles que se destacavam de alguma forma diferente e criativa. Uma delas era Maria da Purificação mais conhecida por Maria Grampinho, uma andarilha descendente de escravos que tinha o costume de agregar a sua roupa tudo o que encontrava pela frente como plásticos, retalhos e botões velhos. Também usava muitos grampos no cabelo e por isso ganhou este apelido. Ronan utilizará um manequim para preparar a personagem com todos seus acessórios e balangandãs e modelará sua vestimenta com materiais recicláveis, como a longa saia de jornal dourada e uma coroa com muitos penduricalhos: chaves, fechadura, grampos, miçangas, fitas e tudo mais que remeter à esta famosa andarilha das ruas da antiga Vila Boa. Em meio aos utilitários e objetos de arte do Studio, o manequim da Senhora Grampinho se interagirá com alguns nomes nacionais do design como as paulistas Bianca Barbato, Moricy Lui Chaim, Mônica Padovam e Calu Fontes (estampa do flyer, post abaixo), a carioca Odila Freire e o mexicano residente no Brasil, June Talavera.

Além desta inédita criação do artista, que ficará exposta na vitrine do Studio DeZZign, a mostra apresentará a intervenção da designer, Fabiana Queiroga. A intervenção na parede do deZZign concepT dialogará com o universo feminino, seus desejos, seus sonhos e sua vaidade.

E, é este mesmo universo que estará presente nos adornos e acessórios em prata e pedras preciosas das designers de jóias Lívia Rizzo e Tatiana Potrich. Há alguns anos no mercado da joalheria, as designers assinam peças diferenciadas criando sua arte com materiais inusitados como penas, sementes, búzios, chifres, madeiras e ossos.

A variedade e o inusitado não param por aí... O deZZign concepT apresenta o conceituado Estúdio Manus, o atelier-estúdio que é um coletivo de designers paulistas onde a criação não tem limites. Seus adornos incluem materiais que insinuam a vaidade feminina em peças com materiais reciclados, espelhos e miniaturas de coroas e tiaras de metal.

Do adorno ao acessório, das bolsas artesanais bordadas em fitas de cetim, fio indiano, pedrarias, palha tailandesa, seda e strass, aos sapatos made by hands e a moda teen dos states.

Pensando no bem cultural e numa inovadora proposta de parcerias e de mercado, o deZZign concepT terá parte da renda arrecadada doada ao Asilo São Vicente de Paula, na Cidade de Goiás. Hoje, o Asilo São Vicente de Paula trabalha em parceria com o Instituto Rizzo, o artista Siron Franco e Washington Novaes com o Projeto Bela Boneca, incentivado pela falecida irmã Aspásia. A história deste projeto implantado, por Izabel Rizzo e sua filha, Lívia Rizzo incentiva as portadoras de necessidades especiais na criação de novos figurinos para as belas bonecas. Uma ocupação que as transformou em verdadeiras artistas.

Cada boneca é caracterizada de acordo com algumas das personagens de Goiás. A boneca da poetisa Cora Coralina, assim como também a emperiquitada Maria Grampinho.

Daí, o tema da mostra com referências ao universo feminino, a idealização da vitrine-arte-instalação, a intervenção artística e os fabulosos assessórios em homenagem à esta figura mágica, que percorreu durante anos as ruas vilaboenses.

deZZign concepT é tudo aquilo que torna uma coisa cotidiana mais usável e desejável. Um manequim, uma intervenção, um sapato, uma bolsa, uma boneca, uma jóia, ou até mesmo um utilitário...

É uma mostra que almeja demonstrar a arte e o design de forma única e exclusiva. Na frase homérica de Steve Jobs (APPLE), ’’o design é alma das criações humanas’’.

Mal sabia a Dona Maria que sua moda já era fashion.

TATIANA POTRICH

CURIOSIDADES:

Era uma vez Maria Grampinho...
Maria Grampinho morou durante o final da década de 40, no porão da casa de Cora Coralina, dormindo ao lado de uma bica d água, era uma mulher simples e que fazia suas próprias roupas Cora Coralina a tinha como amiga e até lhe dedicara um poema:

Coisas de Goiás: Maria por CORA CORALINA

... Pedaços, sobras, retalhada.

Centenas de botões desusados, coloridos, madre-pérola, louça,

vidro, plástico, variados, pregados em tiras pendentes.

Enfeitando. Mostruário.

...Maria Grampinho, diz a gente da cidade.

Maria sete saias, diz a gente impiedosa da cidade.

Maria. Companheira certa e compulsada.

Inquilina da Casa Velha da Ponte...

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito bacana sua idéia! Não conhecia a história da Maria Grampinho! Muito criativo. Parabéns!

13 de dezembro de 2010 às 12:52  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial